10 dicas para um tratamento de água adequado da sua piscina

10 dicas para um tratamento de água adequado da sua piscina.

10 dicas para um tratamento de água adequado da sua piscina

É sempre importante utilizar acessórios e equipamentos adequados para a limpeza da sua piscina. A Atibaia Piscinas oferece todos os itens necessários, basta entrar em contato conosco.

 

Acessórios e equipamentos para limpeza de piscinas

Acessórios e equipamentos para limpeza de piscinas

 

Uma piscina sempre limpa é essencial para que os banhistas possam aproveitar o momento com segurança e saúde. Veja abaixo algumas dicas sobre o tratamento adequado de piscinas e como deixá-las sempre prontas para o uso.

 

1. O controle do pH é essencial à uma piscina sadia.

 

PH da água no tratamento de piscinas

 

Mantenha sempre o pH da água de sua piscina ajustado dentro do padrão recomendado. Uma piscina com pH muito alto irrita os olhos. Por isso não se esqueça: o nível de pH deve se manter sempre entre os níveis 7,2 e 7,6. Aproveite a ocasião para ajustar também a sua alcalinidade total da água e fique livre das reclamações.

 

 

2. As algas e as bactérias podem sobreviver ao tratamento de água com cloro?

 

Tratamento de Piscinas com cloro

 

É possível, se o tratamento for feito de forma inadequada. Piscinas com pouco cloro ou com excesso de ácido cianúrico, por exemplo, podem diminuir a ação oxidante do cloro permitindo que as algas e, posteriormente, as bactérias encontrem um ambiente onde possam se proliferar. Caso a água da piscina realmente apresente níveis de ácido cianúrico maiores do que 50 ppm, a única solução é drenar parcialmente a água da piscina e repô-la com água nova.

 

3. Aparência não é tudo!

 

Aparência não é tudo!

 

A aparência, embora importante, não é a única forma de determinar se uma piscina está limpa e saudável. É preciso que esta limpeza ocorra também no nível microbiológico, de forma a não afetar a saúde de seus usuários, eliminando o risco de transmissão de infecções tais como hepatite, otite, micoses, cólera, entre outras.

 

4. O que fazer se a água se apresenta turva e como clarificar a piscina?

 

Tratamento de Piscinas com Hidroazul Weekend

 

Uma das principais razões da turbidez da água é a presença de partículas em suspensão. Para eliminá-las, deve-se utilizar o Hidroazul Weekend, pois se trata de um produto que dispensa o uso de outros produtos. O mesmo aglomera as partículas, depositando-as no fundo da piscina – o que facilita sua retirada. Existem duas formas de diminuir a turbidez da piscina: Clarificação (se a água estiver opaca, sem brilho) e Decantação (quando a água da piscina estiver muito suja).

 

 

5. Fatores que prejudicam a limpeza e tratamento de piscina.

 

Piscina Lotada

 

Uma piscina pode ter sua limpeza prejudicada tanto pelo ambiente quanto pelos usuários. Chuvas e ventos podem interferir na qualidade da água. Os usuários, por sua vez, podem trazer para o ambiente da piscina elementos tais como suor, loções e óleos, urina e principalmente doenças contagiosas. A manutenção regular previne o aparecimento destes problemas e torna a piscina segura para uso.

 

 

6. Como funciona a filtração da água?

 

Como funciona a bomba de filtração da piscina

 

O sistema de filtração tem a função de limpar a água através da areia que está dentro do filtro, removendo as partículas de sujeira tais como cabelos, folhas, algas e outras impurezas que reduzem a ação dos produtos químicos.

 

 

7. Como estar certo de que a piscina está própria para o uso?

 

Como deixar a piscina livre de sujeiras.

 

Em primeiro lugar inspecione visualmente a piscina e observe se a água está cristalina, sem depósitos de sujeira no fundo, sem nenhum tipo de contaminação aparente, sem manchas – na água e nas bordas – e sem formação de espuma. Odores estranhos também podem ser indicativos de problemas.

 

 

8. O que garante que minha piscina esteja sempre limpa e saudável?

 

O que garante que minha piscina esteja sempre limpa e saudável?

 

Para assegurar que sua piscina esteja em condições de uso, recomendamos seguir uma tabela de tratamento abaixo, que detalha os procedimentos que devem ser adotados para manter sua piscina limpa e saudável tanto nos meses quentes (quando ela é usada com mais frequência) quanto nos meses frios.

 

 

9. Os passos para uma boa limpeza da piscina

 

Limpeza de Piscinas, Antes e Depois

 

  1. Retire todas as impurezas físicas visíveis da água. Escove a lateral o fundo da piscina antes de aplicar o produto de limpeza.
  2. No fim da tarde, após o sol ter se posto, em um balde cheio de água despeje todo o produto do saco n° 1 (vermelho) no balde, dissolvendo bem, espalhando em partes iguais em toda a superfície da piscina. O produto desse saco não tem uma boa dissolução. Sendo assim, certifique-se que o produto está totalmente dissolvido antes de aplicar na piscina.
  3. Após a aplicação do saco 1, lave bem o balde e inicie o tratamento com o produto do saco nº 2 (azul) despejando o conteúdo necessário no balde cheio de água dissolvendo bem e espalhando por toda a superfície da piscina até garantir que todos os produtos se misturem na água. Em seguida deixe de repouso até o dia seguinte.
  4. No início do dia e com a água já cristalina, remova os resíduos já depositados no fundo da piscina través da aspiração.
  5. Ligue o filtro na posição “DRENAR” para que os despejos não passem pelo equipamento. Importante! Siga as instruções do equipamento.

 

 

10. Quando o Weekend não deve ser usado?

• Quando a água não estiver suja;
• Quando a água estiver colorida devido a presença de metais;
• Quando a água estiver turva (leitosa) deviso a desequilíbrio químico.

 

 

Atenção!

Após a aplicação dos dois produtos o filtro não deverá ser ligado, pois este processo irá atrapalhar o efeito imediato do produto em contato com a água suja. Deixe em repouso constante da note para o dia. Aspire drenando a sujeira na manhã seguinte. Jamais misture os produtos do saco nº 1 e 2.