Aquecedores, como escolher o melhor para a sua piscina.

Aquecedores, como escolher o melhor para a sua piscina.

Poder usar a piscina em todas as estações do ano, inclusive nos dias mais frios, é o desejo de muitas pessoas e isso é possível com o uso de aquecedores de piscina.

 

Existem no mercado diversos modelos de aquecedores de água, mas o sistema hidráulico e o controle de temperatura de todos funcionam de forma parecida. Sensores medem a temperatura da água, fazendo o sistema ligar sempre que necessário e desligar quando a temperatura desejada for alcançada. Uma bomba circula a água da piscina para o aquecedor, onde a temperatura será elevada a aproximadamente 40ºC, para ser devolvida e misturada à água que ainda está fria.

 

No Brasil, as três formas de aquecimento mais usadas são: sistema a gás, sistema solar e sistema de troca de calor. O que, basicamente, difere um do outro é a fonte de energia. Fatores regionais e de construção como, por exemplo, se a piscina está enterrada ou em laje; se está em ambiente interno ou externo; se está em uma região muito quente ou fria, irão influenciar na potência necessária para aquecimento da água. Além disso, algumas atividades exigem temperaturas ideais. Em SPAs, por exemplo, a água deve estar em torno de 32ºC, já para esportes pode variar entre 26ºC e 27ºC e para lazer de 29ºC a 30ºC.

 

Portanto, para saber qual o sistema de aquecimento ideal para sua piscina, você deve ter em mente todos esses fatores, além de se preocupara em adquirir um produto aprovado pelo Inmetro e contratar um serviço de instalação competente.

 

Veja abaixo as características de cada sistema de aquecimento de piscinas e defina qual melhor atenderá às suas necessidades.

 

 

Aquecedores de Piscinas com sistema solar

 

Sustentável, econômico e eficaz, esse sistema de aquecimento para piscinas funciona com placas coletoras que captam a radiação solar e a transformam em energia térmica. As placas mais usadas para aquecimento de piscinas são as de plástico polypropileno preto, mas existem outras opções como borracha flexível, tubos plásticos pretos e tubos de cobre ou alumínio.

 

Sistema de aquecimento solar.

Sistema de aquecimento solar.

 

Independente do material escolhido, os coletores devem ser posicionados para o norte do país, em locais onde a incidência de sol é maior e evitando as sombras. A maioria das placas são instaladas sobre o telhado da casa, mas podem também ser colocadas no chão. Para ter certeza da eficiência na coleta de energia solar contrate um instalador especializado.

 

A quantidade de placas coletoras vai depender de diversos fatores, como o tamanho e quantidade de água, se a piscina está em local aberto ou fechado e etc. Em média são utilizadas de 7 a 12 placas, de 4,5m² de área cada, para piscinas residenciais.

 

Sistema de aquecimento Solar para piscinas.

Sistema de aquecimento Solar para piscinas.

 

Por não gastar energia elétrica, com exceção da moto-bomba responsável por levar a água para as placas de aquecimento, o sistema de energia solar para piscinas é um dos mais econômicos, além de sustentável. Apesar disso, vale lembrar que por se tratar de um sistema alternativo de energia, a condição climática é um fator essencial para que as placas funcionem de forma plena. Em locais onde não há boas condições de radiação solar, o sistema pode trabalhar com desempenho reduzido e não atingir a temperatura desejada.

 

Para ficar mais fácil de entender, geralmente, o sistema solar aquece 8ºC acima da temperatura em que a água se encontra, podendo atingir 29ºC ou 30ºC. Mas no inverno, quando a temperatura está em cerca de 14ºC, a água poderá ser aquecida até 22ºC ou 23ºC. Por isso, sistemas de aquecimento solar contam com o sistema a gás ou o trocador de calor como apoio quando necessário.

 

Outra opção de aquecimento solar para piscinas que merece destaque são os coletores solar tubo a vácuo. Essa é uma boa alternativa para locais com baixa incidência de luz solar, já que tem maior eficiência para atingir temperaturas mais altas do que os demais sistemas de aquecimento solar para piscinas.

 

Os tubos de vidro são responsáveis por absorver os raios ultravioletas e transferir para a água que já está nos tubos e é coberta por uma camada escura, que ajuda a esquentar ainda mais. Já o vácuo presente no vidro do tubo cumpre função de isolante térmico, impedindo que essa água perca calor.

 

Como o reservatório do coletor de tubo é o mesmo utilizado para armazenar a água dos coletores planos, é aconselhável utilizar um sistema elétrico ou a gás como apoio.

 

 

Aquecedores de Piscinas com sistema a gás

 

A grande vantagem do sistema a gás para piscinas em comparação com o solar é que não depende das condições climáticas para manter a água da piscina aquecida. Nas épocas mais frias do ano ele é capaz de aquecer a água rapidamente, chegando a atingir 30ºC. No entanto, é aconselhável que o aparelho seja instalado fora da casa de máquinas, isso porque o sistema está ligado a tubulação com gás e essa é uma importante medida de segurança.

 

Sistema de aquecimento a gás para piscinas.

Sistema de aquecimento a gás para piscinas.

 

Vale ressaltar que esse tipo de aquecedor de piscinas é eficiente para piscinas de até 150m³. Dependendo das dimensões da piscina, o custo pode acabar saindo muito alto, já que será necessária mais potência e, em alguns casos, a instalação de mais de um aparelho. Uma forma econômica e otimizada de aquecimento é programar a primeira elevação de temperatura entre 12 e 18 horas, depois de ter a água bem aquecida o sistema precisará apenas manter a temperatura, o que exigirá menor potência.

 

De qualquer forma o gás é uma fonte de energia econômica se comparada a energia elétrica, inclusive algumas empresas fornecedoras de gás oferecem bônus para quem escolhe esse recurso. O aquecedor de piscina a gás também pode ser uma boa opção de backup para quem tem aquecedor solar, que depende das condições do tempo para um bom funcionamento.

 

 

Piscinas com lareiras com sistema de gás.

 

Tendências em grandes hotéis, resorts e SPAs, o sistema de aquecimento de gás também pode ser utilizado em um subsistema para ascender lareiras ao entorno da piscina, desta forma o sistema de aquecimento à gás é melhor aproveitado e oferece um item de requinte adicional à sua piscina.

 

Piscinas com lareiras utilizando sistema de gás.

Piscinas com lareiras utilizando sistema de gás.

 

A Atibais Piscinas é a primeira empresa da região a oferecer projetos arquitetônicos e de engenharia  de piscinas com lareiras. Preparamos uma página especial em nosso site falando desta exclusividade, acesse; Piscinas com Lareira.

 

 

Aquecedores de Piscinas com troca de calor

 

O trocador de calor, conhecido também como bomba de calor, é um dos sistemas mais modernos e eficientes para aquecimento de piscina e mais econômico que sistemas elétricos convencionais. Apesar de ser um tipo de aquecedor elétrico, o trocador de calor não converte a energia elétrica diretamente em energia térmica. Na verdade, ele a usa para captar o ar quente, descartando o ar frio e aquecendo a água pela troca de calor. Seria algo como um “ar-condicionado invertido”, que retira o calor do ar e transfere para a água da piscina, mesmo em dias frios.

 

Trocador de Calor, sistema de aquecimento de piscinas.

Trocador de Calor, sistema de aquecimento de piscinas.

 

De forma geral, o tamanho do aparelho (aquecedor) é calculado de acordo com a incidência de vento, o tipo de piscina, se é aberta ou fechada, e também com o volume e a área ocupada. No caso de piscinas muito grandes é indicado fazer uma “bateria” de trocadores, que funcionarão em conjunto para aquecer a água.

 

Bombas de troca de Calor para aquecimento de piscinas.

Bombas de troca de Calor para aquecimento de piscinas.

 

Esse é um sistema de fácil instalação, que pode ser feita em cerca de duas horas, mas o tempo que leva para aquecer a água pode ser longo, levando de 2 a 3 dias para atingir a temperatura desejada. Por isso, nos dias de frio é recomendado manter o equipamento ligado sem intervalos em um período de 10 a 35 horas. Depois bastará ativar algumas horas por dia para manter a água quente.

 

 

Pensando em instalar ou construir uma piscina com sistema de aquecimento de água?

 

A Atibaia Piscinas é formada por Arquitetos, Engenheiros e Técnicos especialista e oferece serviço profissional para Hotéis, Resorts, SPAs e residências, utilizando de equipamentos modernos de aquecimento de água e apropriados para cada tipo de piscina, de modo que tratamos de cada projeto de forma totalmente personalizada.

 

Solicite um orçamento sem compromisso ou entre em contato conosco.